Que tal mais algumas dicas de segurança no que hoje pode ser considerado um Campo Minado? Estamos falando da internet


Cuidados na internet – Antes nossa comunicação era restrita baseada um processo lento e demorado diferente das mensagens instantâneas presentes em nossa vida 24h

Nesse contexto da internet todas as pessoas ou a maior parte delas tem uma rede social, da qual utilizam para postar fotos pessoais, opiniões, compartilhar e facilitar a comunicação.

O grande destaque das redes sociais pode citar Facebook, Whatsaap,  que são os nossos “queridinhos” para a comunicação, não é verdade?

Porém como todo ambiente seja ele real ou virtual  é necessário ter alguns cuidados na hora de fazer nossas publicações,  assim como para se comporta em uma sociedade temos regras, ou melhor, até mesmo aulas de etiqueta, na internet têm um conceito próprio para isso conhecido como Netiqueta.

Em linhas gerais define-se netiqueta como um conjunto de normas de boas condutas para que o usuário não cometa erros e use de maneira correta e harmoniosa na internet.

Além disso, é necessário que os usuários tenham em mente que além de não estar totalmente seguro as informações publicadas são visitadas por mais pessoas do que se imagina. Por isso, devemos ter muito cuidado com o que publicamos em nosso perfil. Já pensou se aquela empresa que tanto queremos trabalhar tiver como rotina verificar a imagem do determinado profissional que trabalha ou deseja contratar?

Imagine a seguinte situação:

Suponha que você será contrato por uma escola e dará aulas para adolescentes,  os responsáveis da escola olham seu perfil do Facebook e encontra conteúdos pornográficos, fotos suas sem roupas ou bebendo todas nas baladas da noite. Diante disso, como fica sua imagem perante aos alunos como você como educador de adolescentes pode “ser exemplo” para eles no futuro?

Como você pode cobrar respeito se você em sua vida fora da escola não tem respeito nenhum consigo  e seu perfil social reflete isso muito bem. Desse modo, logo concluímos que você terá que mudar seus hábitos ou simplesmente tomar cuidado sobre o que está sendo publicado.

Temos de crimes virtuais que acontecem todos os dias:

Phishing, que é a “pesca” de dados bancários e senhas através do envio de e-mails com pedidos de atualização. Com o mesmo intuito, e-mails referentes a listas negras ou falsos prêmios são também enviados para a “pesca de dados”.

Envio de Códigos maliciosos, por servirem de verdadeiras portas de entrada para vírus que geram danos por vezes irreparáveis  ou obtêm dados dos computadores infectados.

Fraudes bancárias e financeiras, por acesso indevido a sites e e-mails, causando um prejuízo as instituições financeiras na ordem de bilhões de dólares em todo o globo.

Calúnia: Inventar histórias falsas sobre alguém.

Insultos: Falar mal ou mesmo insultar uma pessoa;

 Difamação: Associar uma pessoa a um acontecimento que possa denigrir a sua imagem.

Divulgação de material confidencial: Revelar segredos de terceiros, bem como materiais íntimos, como fotos e documentos.

Ato obsceno: Disponibilizar algum ato que ofenda os terceiros

Apologia ao crime: Criar comunidades que ensinem a burlar normas ou mesmo que divulguem atos ilícitos já realizados.

Perfil falso: Criar uma falsa identidade nas redes sociais.

Preconceito ou discriminação: Fazer comentários nas redes sociais, fóruns, chats, e-mails, e outros, de forma negativa sobre religião, etnias, raças, etc.

Pedofilia: Troca de informações e imagens de crianças ou adolescentes. Por trás dessas práticas pessoas maldosas fazendo o mau uso da tecnologia para conseguir afetar usuários leigos.

Autora: Thays Oliveira

Comentários no Facebook:

Comentários


Você gostou disso? Chame seu amigo para zuar com a gente!

11 Compartilhamentos
0
11 Compartilhamentos, 0 Pontos
Qual foi sua reação ao ver isso?
Raiva Raiva
0
Raiva
Fofo Fofo
0
Fofo
Comoção Comoção
0
Comoção
Nerd Nerd
0
Nerd
Lol Lol
0
Lol
Oh Meu Deus Oh Meu Deus
0
Oh Meu Deus
WTF WTF
0
WTF
Hahaha Hahaha
0
Hahaha
Amei Amei
0
Amei
Triste Triste
0
Triste
Espanto Espanto
0
Espanto
Feliz Feliz
0
Feliz
Nojo Nojo
0
Nojo
Não gostei Não gostei
0
Não gostei
Susto Susto
0
Susto
Medo Medo
0
Medo
Decepção Decepção
0
Decepção
Prazer Prazer
0
Prazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal mais algumas dicas de segurança no que hoje pode ser considerado um Campo Minado? Estamos falando da internet

Entrar

Faça login para criar suas próprias postagens
Você ainda não tem uma conta?
Cadastrar

reset password

Voltar
Entrar

Cadastrar

Registre-se para ter acesso ao seu painel de criação.

Captcha!
Voltar
Entrar